A “SEGUNDA ONDA” DE COVID-19 EMPRESARIAL

Autor: Arnaldo Haft Sócio da Lewin Haft Projetos em Gestão

https://www.linkedin.com/in/arnaldo-haft/?originalSubdomain=br

Este ano de 2020 está sendo um desafio em termos de gestão para todas as estruturas empresariais independente de tamanho, nacionalidade e objeto.

O enfrentamento desta crise tem trazido uma série de questionamentos, mesmo entre os profissionais mais experientes sobre qual o melhor caminho a ser trilhado para superar os desafios intrínsecos de cada fase do ciclo.

Decorridos quase 7 meses de pandemia aqui no Brasil e todas as suas conhecidas consequências, percebemos que ainda é muito cedo para assegurar que uma medida ou que uma determinada política teve sucesso. Me atrevo a dizer que já ultrapassamos a “primeira onda” do COVID no aspecto empresarial. Aprendemos algumas lições importantes que servirão de base para nos ajudar neste futuro ainda incerto.

O planejamento estratégico e as projeções de curto, médio e longo prazo tornam-se críticos num momento de incerteza. Em complemento, diria que a boa gestão dos ativos da empresa ganha ainda mais relevância num momento de escassez de caixa, vendas, estoque, matéria-prima etc.

Seguem abaixo algumas questões para refletirmos:

  • Como é feito e como você pretende fazer o planejamento estratégico de sua empresa?

  • Qual o melhor caminho para elaborar um orçamento para o ano de 2021 diante de tantas incertezas?

  • Como está sua robustez financeira depois destes meses de pandemia e isolamento social?

  • Qual o grau de inovação inserido no seu negócio?

  • Qual o grau de profissionalização da gestão da sua empresa? As respostas para as perguntas como estas devem estar presentes na cabeça dos empresários e dos profissionais que conduzem as empresas. Neste momento de retomada, não há margem e nem tempo para indecisão. Em primeiro lugar, devemos fazer uma rápida reflexão quanto as questões básicas de gestão e tentar buscar o que está faltando e implementar de forma que a empresa que fique rapidamente pronta para enfrentar a “segunda onda” do COVID empresarial. Desde logo, importante ressaltar o uso cada vez mais constante de metodologias ágeis no processo de tomada de decisão e a implementação de práticas de Compliance, fundamental independentemente do tamanho da empresa.


No que diz respeito a área de Finanças Corporativas, recomendo começar a revisão pelos pontos abaixo. Se não há uma imediata familiaridade com algum deles, pesquise, estude e busque profissionais de confiança para implantá-los!

- Carteira de clientes – Políticas de crédito, prazo de pagamento, concentração de risco; - Fluxo de caixa – projeção para períodos cada vez mais curtos – 1 a 3 meses, com revisões semanais e com rígida política de controle; - Política de revisão de custos/despesas – Atenção, revisão primeiro! Redução apenas se for possível, sem vilipendiar operação; - Planejamento tributário – reavaliação contínua de oportunidades legais de redução de carga tributária; - Revisão de política de endividamento interno e externo; - Elaboração de orçamento anual, porém com revisões periódicas cada vez mais frequentes (se possível em bases mensais); - Uso de sistema de integração e consolidação de informações robusto que dê sustentação financeira a todas as áreas da empresa, com segurança e agilidade na análise dos dados para tomada correta da de decisão. - Manutenção de registros contábeis precisos, auditados e, se possível, seguindo os padrões e relatórios internacionais. Investidores externos, bancos e os próprios sócios se interessam e se aproximam de empresas com informações financeiras organizadas.

A “segunda onda” do COVID empresarial já está em curso e não há receita de bolo que sirva para todas as empresas. Se faz necessário uma reflexão e uma análise 360o da empresa, avaliando o que deve ser feito e em que proporção, para se atingir o melhor resultado.

Recomendo que os empresários concentrem esforços no negócio e sempre se cerquem de profissionais capacitados e com boa visão de mercado que possam conduzir a gestão de forma a superar mais esta crise.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Se interessou pelas nossas soluções?

A Triever terá o maior prazer em atendê-lo

  

triever@triever.com.br

Tel: (21) 3512-5010

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

Av. José Silva de Azevedo Neto, 200 Bloco 7, Salas 416 e 417, CEP: 22775-056 - Barra da Tijuca RJ

CNPJ 24.534.328/0001­-56

© Copyright 2016 TRIEVER - All Rights Reserved