Plano de Guerra para Pequenas e Médias Empresas



Nossa proposta com este post não é falar conceitualmente de gestão ou governança, como nos anteriores, mas demonstrar como estamos ajustando a Triever ao cenário atual, com objetivo de contribuir com outras empresas que ainda não sabem como agir, na construção do seu plano.


Nossa rotina mudou no que tange a forma de trabalho com os clientes, pois antes tínhamos um mix de 50% de trabalho presencial e 50% remoto e desde a semana passada estamos 100% remoto. Além disso, nosso portfólio, que era composto em sua grande maioria por projetos de implantação de governança corporativa, com Conselho Consultivo, Comitês Executivos e Coaching de Sucessão, passaram a ter foco total em Comitês de Crise, que exigiu de nós atualização ágil do portfólio, com adequação dos projetos em curso, para a realidade de cada cliente.


Não podemos deixar de mencionar que já ter nascido virtual foi uma grande vantagem, pois nossos processos já se encontram consolidados para trabalho a distância. Além disso, outro grande aliado nosso é a participação mínima de custos fixos, uma vez que precisamos flexibilizar o pagamento por parte de alguns clientes impactados pela retração do consumo. Essas duas variáveis juntas– já nascer virtual e participação mínima de custos fixos, nos garantem uma grande vantagem.


Mas vale lembrar que tais fatos que ora despontam como vantagem, nem sempre o foram. No inicio, ter assumido essas premissas, foi uma decisão muito difícil, que exigiu maturidade das sócias, que optaram por priorizar o alinhamento do negócio com seus propósitos e valores pessoais. Para muitos, talvez tenha sido foco de questionamentos, pela falta de atributos que garantem status às empresas, mas estávamos certas desde aquele momento, por experiências próximas, que essa era uma questão importante para a perenidade do negócio.


Não podemos deixar de mencionar também positivamente nossa presença no mundo digital, que permitiu que nesse momento crítico, pudéssemos alcançar mais empresas que necessitam de ajuda, de forma voluntária, assumindo o compromisso de colocar nossa experiência profissional a serviço das pequenas e médias empresas, durante essa crise sem precedentes.


Mais do que discutir se o lockdown deve ser horizontal ou vertical, acreditamos que nossa atitude solidária pode contribuir para a redução dos impactos da crise na economia. Que nossos lideres, sejam eles de empresas ou nações, sejam iluminados para entender a relevância do seu papel, não como agente, mas como facilitador das soluções, sem nenhum tipo de protagonismo.


A nosso ver, todas as empresas vão atravessar uma fase difícil nos próximos meses, mas aquelas que têm uma liderança estratégica, com propósitos e valores sólidos, vão conseguir superar as dificuldades, com um bom plano de crise, que seja capaz de adequar o negócio ao novo momento do mercado.


E que as que ficarem pelo caminho, tenham a coragem para recomeçar e a humildade de aprender com a experiência passada.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Se interessou pelas nossas soluções?

A Triever terá o maior prazer em atendê-lo

  

triever@triever.com.br

Tel: (21) 3512-5010

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

Av. José Silva de Azevedo Neto, 200 Bloco 7, Salas 416 e 417, CEP: 22775-056 - Barra da Tijuca RJ

CNPJ 24.534.328/0001­-56

© Copyright 2016 TRIEVER - All Rights Reserved