Dicas de Gerenciamento da Crise para Pequenas e Médias Empresas


Nosso propósito com este post é ajudar lideranças de pequenas e médias empresas no gerenciamento da crise, visando minimizar impactos no resultado da empresa, colocando em prática conceitos da Governança Corporativa.


A visão do negócio e do mercado em que a empresa está inserida permite o mapeamento ágil por parte das lideranças quanto aos possíveis impactos da retração do consumo e aumento de custos, bem como o mapeamento de oportunidades no que tange novas receitas e/ou redução de custos.


Um bom mapeamento de impactos e oportunidades é o primeiro passo. A partir daí, torna-se importante ter um processo decisório ágil, com foco na proteção dos resultados da empresa, que garanta condições mínimas para atravessar a crise. Nesse sentido, como a maioria das empresas deste segmento tem processos decisórios pouco eficientes, recomenda-se a criação de um comitê de crise, com liderança e report à alta gestão (sócios), responsável por centralizar todas as análises e decisões do negócio durante a crise.


O controle do fluxo de caixa, com uso de ferramenta profissional, pode ser considerado outra competência relevante para a sobrevivência das empresas em períodos de instabilidade. O mesmo deve permitir visão mínima dos próximos 5 meses, para adoção de medidas preventivas que garantam recursos para sustentação da empresa. No atual cenário de retração do consumo, apostar em despesas variáveis, mesmo que acarrete aumento, pode fazer diferença na gestão do fluxo de caixa. Aproveitar medidas disponíveis no mercado no que tange a novas linhas de crédito e flexibilização de impostos também devem ser ações a serem consideradas.


Empresas que não dispõem das competências supracitadas internamente ainda podem recorrer ao mercado, apesar das condições atuais não serem favoráveis, pela exiguidade de recursos.


Por último, mas não menos importante, ter líderes capazes de priorizar o desenvolvimento e engajamento das pessoas com a empresa e com os atuais desafios vai ser o grande diferencial, além da competência mais complexa de ser buscada no mercado.


Não existe solução fácil no atual cenário, principalmente para empresas que chegaram na crise despreparadas. Esperamos, com estas dicas, ajudá-las a suportar da melhor forma e sair mais fortalecidas, com evolução no seu modelo de governança.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Se interessou pelas nossas soluções?

A Triever terá o maior prazer em atendê-lo

  

triever@triever.com.br

Tel: (21) 3512-5010

  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

Av. José Silva de Azevedo Neto, 200 Bloco 7, Salas 416 e 417, CEP: 22775-056 - Barra da Tijuca RJ

CNPJ 24.534.328/0001­-56

© Copyright 2016 TRIEVER - All Rights Reserved